A intensa fumaça que está sobre Porto Velho vem lotando postos de saúde e prejudicando a respiração de crianças e pessoas da terceira idade
Professores e alunos da Rede Municipal de Educação pautaram um protesto para sexta feira, as 10 horas, simultaneamente, nas 140 unidades escolares em Porto Velho, zona urbana e rural. A manifestação vai alertar as autoridades e sociedade em geral sobre as condições climáticas e a crise de fumaça que vem poluindo o ar em toda a região de Rondônia, principalmente em Porto Velho.
“É um ato que tem o apoio da Semed. É uma manifestação contra os incêndios que estão colocando a nossa saúde em risco, nossas crianças estão passando mal de tanto respirar fumaça, veja como está a nossa cidade, coberta por uma manta de fumaça, isso não pode continuar, o meio ambiente e o ser humano estão pagando um preço muito alto por quem coloca fogo nas florestas. Essa fumaça é um grande alerta para a nossa comunidade, os alunos estão se sentindo mal nas escolas, por isso, temos que fazer alguma coisa para chamar a atenção e cobrar as autoridades para que faça algo para evitar que isso aconteça todos os anos nessa época. Amanhã, sexta-feira, às 10 horas, mais de 42 mil alunos, professores e servidores da educação municipal de todas as escolas do município. Faremos um ato simbólico, simultaneamente, no estilo flashmob, para que se dê um basta nas queimadas em Porto Velho, quem quiser aderir ao nosso manifesto é só se dirigir até a escola mais próxima de casa ou do trabalho, vai ser um ato humanitário. É a nossa saúde e a nossa vida que está em risco”, comentou Gláucia Negreiros, Secretária Municipal de Educação.