O Arquivo Nacional tornou públicos os relatos sobre objetos voadores não identificados ( óvnis ) avistados no ano passado no país. Os vídeos, fotos e registros documentados pela Força Aérea Brasileira (FAB) reforçam a presença de óvnis no Brasil, mas isso não está diretamente relacionado a extraterrestres, como explicou o especialista Thiago Luiz Ticchetti.
“Tudo que você vê no céu e não consegue uma explicação, não consegue falar que é um avião, helicóptero, satélite, você chama de óvni. Mas importante: nem todos os óvnis podem se tratar de uma aeronave extraterrestre “, disse.
Segundo a FAB, os documentos liberados pelo Arquivo Nacional registram fenômenos aéreos não identificados entre 1952 e 2023.
A FAB ainda afirma que “não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional”.
“O Comando da Aeronáutica recebe, registra, cataloga e encaminha as ocorrências para aquele órgão, onde serão disponibilizadas para consulta”, diz a FAB.
Como acessar os arquivos?
Para acessar os arquivos, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Com o login único do Gov.br, acesse sian.an.gov.br
- No botão “Fundos e coleções” do menu superior, selecione a opção “Pesquisa Multinível”
- Na lacuna “Código de referência”, preencha com a sigla “ARX”
-Abra o fundo “Objetos Voadores Não Identificados”